Auditoria Contábil
O objetivo principal na Auditoria Contábil é a emissão de uma opinião sobre os números contábeis apresentados pela empresa.
A Auditoria Contábil, visa oferecer uma maior credibilidade para as demonstrações financeiras de uma Sociedade.
As metodologias de trabalho de Auditoria Contábil são realizadas de acordo com as normas nacionais e internacionais de auditoria.
Auditoria dos Procedimentos Trabalhistas e Previdenciários
Compreende a certificação de que os procedimentos adotados pela empresa atendem às legislações trabalhistas e previdenciárias vigentes.
Possibilita a identificação de possíveis contingências trabalhistas e previdenciárias, além de verificar o grau de confiabilidade, segurança e conformidade das informações produzidas e geradas pelo departamento pessoal, considerando os processos:
• Cálculo da folha de pagamento;
• Horário de trabalho;
• Admissão e demissão;
• Cálculos rescisórios;
• Cálculo e recolhimento dos encargos sociais e previdenciários;
• Medicina e segurança do trabalho.
Apresentação de recomendações para que sejam identificados e solucionados os riscos de eventuais contingências e que poderão ensejar prejuízos financeiros para a Sociedade.
Auditoria de Controles Internos
Pode-se definir como controle interno o conjunto de normas, procedimentos, políticas, ações e instrumentos estabelecidos pela empresa, com o objetivo de minimizar riscos, visando:
• Reduzir a possibilidade de perdas financeiras;
• Dar eficiência e eficácia nas operações;
• Garantir a segurança e a integridade dos ativos e dos sistemas de informação;
• Desenvolver o negócio, a fim de atingir o resultado esperado nas operações;
• Qualidade das informações financeiras e contábeis;
• Cumprir às leis, regulamentos, normas e dispositivos societários aplicáveis à Sociedade.
Auditoria Fiscal
A Auditoria Fiscal, tem o intuito de identificar possíveis contenciosos tributários, além de se verificar possíveis créditos tributários pela não aplicação adequada da Legislação vigente.
Consiste em revisar os cálculos dos tributos diretos – Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e os indiretos – ICMS, IPI, ISS, PIS/PASEP e COFINS, certificando-se que os procedimentos adotados pela empresa atendem às legislações vigentes, no âmbito federal, estadual e municipal.É realizado cruzamentos com as diversas obrigações acessórias que são entregues ao fisco mensalmente, entre elas, temos: DCTF, EFD/Contribuições, EFD ICMS/IPI, ECF, entre outras.
Auditoria de Due Dilligence
Consiste na identificação de obrigações que por diversos motivos, não estão refletidos no balanço patrimonial da Sociedade.
A Auditoria de Due Dilligence compreende um conjunto de atos investigativos que devem ser realizados antes de uma operação empresarial, seja pelo interessado em ingressar societariamente ou mesmo adquirir uma empresa.
O intuito de uma “Due Dilligence” é conhecer em detalhes a real situação de uma empresa para que todos os riscos atrelados à sua operação sejam avaliados, e na medida do possível, mensurados.